[FUG-BR] BGP

Sexta Outubro 2 14:01:00 BRT 2009

João Luiz Pedrosa Viana escreveu:
> Bom dia a todos,
>

> Gostaria da opinião de vocês quanto a utilização do Full Routing e do
> parcial routing em BGP, estou criando o servidor para utilizar meu ASN que
> chegou a poucos dias, e conversando com os técnicos de uma das teles que me
> atende ele indicou o partial routing, alegando ser uma estrutura requer
> menos “atenção” na sua manutenção.
>

> Conversando com o Renato Frederick, grande amigo e um profissional que
> respeito muito, ele me fez a indicação de usar o full routing, por permitir
> um maior controle sobre o sistema de roteamento.

> [...]

Joao, quantas operadoras? Pelo que entendi parece ser so uma. Se e so
uma operadora, nem partial nem full, coloca so rota padrao e boa. Nao
vai mudar absolutamente nada.

Ja se forem inumeras, FULL. Com FULL voce tem controle pleno pra fazer
prepend e outras decisoes de trafego pro seu Upstream e escolher melhor
downstream por rede ou ASN.

As operadoras sempre recomendam PARTIAL ou DEFAULT pq custa menos
recurso pra eles.

De forma geral 80% dos provedores nao precisam de FULL mesmo. A maioria
faz por ego, pra dizer que tem FULL. Conheco inumeros ambientes onde tem
FULL sem sequer ter um prepend.

De qualquer forma depende do seu ambiente. Se voce precisa de decisoes
de engenharia de trafego flexiveis, FULL. Se preciso so colocar seu CIDR
pro mundo, DEFAULT ROUTE serve, nem PARTIAL é necessário.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800