[FUG-BR] Compilando o Kernel

Zavam, Vinícius egypcio em secrel.com.br
Sábado Outubro 3 07:53:14 BRT 2009

Citando Davi Vercillo C. Garcia:

> Pessoal,
>
> Depois de aprender o básico sobre administração do FreeBSD, incluindo
> updates, comecei a brincar de compilar o kernel. Eu estou tentando
> montar uma configuração específica para a minha máquina, um Dell
> SC1435 (AMD Opteron). Tenho 2 dúvidas:
>
> 1) Existe alguma opção que melhore a performance no AMD Opteron ?

sim.
manpages que podem te guiar e dar uma luz; gcc(1) e make.conf(5)

podes buscar por 'cputype || cpu-type'

> 2) Se eu retirar o flag de debug, a performance vai aumentar ? Perco
> alguma funcionalidade importante ?

sem falar no tamanho, na demora pra compilacao e etc; sim, perde perf.
ainda nao cheguei a escovar tantos bits com debug. o gdb(1) - gnu
debugger - pode quebrar um galho, acredito. nao e' obrigatorio que vc
tenha um kernel com debug habilitado para utilizar o gdb, mas e'
interessante que habilite o debug para obter mais detalhes.

citando novamente algumas manpages, recomendo make.conf(5) e
config(8), alem da propria mp do gdb.

> Abraços,
> --
> Davi Vercillo C. Garcia

tambem vale a pena passar o olho em tuning(7).

abraco.
sucesso!

--
Zavam, Vinícius