[FUG-BR] [OFF TOPIC] Qmail/QMQP

Wanderson Tinti wanderson em bsd.com.br
Sábado Outubro 3 12:59:25 BRT 2009

2009/10/2 Alexandre Biancalana <biancalana em gmail.com>

> Se você quer dividir as caixas postais do mesmo dominio em diversos
> servidores utilizando só o Qmail, sem usar algum filesystem de rede
> (nfs, gluster), você pode usar o Qmail-LDAP que permite que você
> configure na conta do usuário o servidor onde aquela caixa postal está
> armazenada e o Qmail-LDAP faz o roteamento automaticamente utilizando
> o QMQP (que é um protocolo de troca de mensagens do Qmail mais leve
> que o SMTP e com menos controles também).
>
> Uma alternativa mais simples mas menos flexível é apontar dominios
> para servidores diferentes através do arquivo control/smtproutes,
> [...]

Alexandre, boa tarde.

Obrigado pela resposta. Digamos que eu venha utilizar a primeira opção, o
roteamento é feito automaticamente pelo Qmail usando o protocolo QMQP ou é
preciso fazer alguma configuração a parte? Apesar de não conhecer o Qmail a
primeira opção me parece ser melhor. Você tem alguma referencia na qual eu
posso me basear, seja usando a primeira ou segunda alternativa?

Bom final de semana.

Atenciosamente,
Wanderson Tinti