[FUG-BR] Firewall

Márcio Luciano Donada mdonada em gmail.com
Sexta Outubro 9 09:04:46 BRT 2009

Davi Vercillo C. Garcia escreveu:
> Fala pessoal,
>
> Sou novo no mundo BSD mas já estou apaixonado ! O que me confundiu um
> pouco foi a grande variedade de opções pra firewall no FreeBSD: ipf,
> pf e ipfw. Gostaria de saber qual deles vem por padrão numa instalação
> do FreeBSD ? Existe realmente muita diferença, para firewalls simples,
> entre o PF e o IPFW ?

Davi,
Recomendo fortemente o uso do PF, que é um excelente filtro de pacotes.
No link [1], você encontra os primeiros passos para ativação dele no
FreeBSD e no link [2] você encontra dicas para utilização do mesmo

[1]. http://www.freebsd.org/doc/en/books/handbook/firewalls-pf.html

[2]. http://www.openbsd.org/faq/pf/