[FUG-BR] pfSense lança a versão 1.2.3-RC3

Sexta Outubro 9 15:38:54 BRT 2009

Renato Botelho escreveu:
> Eu era do mesmo jeito, até que comecei a estudar o pfSense e
> conhecer o projeto a fundo. Depois disso, mudei meu jeito de
> pensar..

Botelho, eu também no início tinha um certo "preconceito" devido a
facilidade... preferia instalar na "mão"... quando a máquina dava
qualquer bronca que eu perdia um dia inteiro reinstalando, decidi então
testar o pfsense... realmente é uma ferramenta fantástica... tenho
backup de todos os clientes (XML), recente a máquina do cliente queimou,
em menos de 15 minutos o firewall dele já estava de volta (VPN/Openvpn,
Proxy, relatórios de acesso, controle de MSN, etc).

Claro que é extremamente importante conhecer o freebsd internamente,
para na hora das broncas saber como se virar, ou resolver certas
limitações que o ambiente gráfico tem usando um shell script, etc...
instalar pacotes que não vem no ambiente gráfico, entre outros ajustes.

Nos clientes agora é tudo pfSense, mas aqui na empresa que trabalho é
freebsd normal, tenho muitos outros serviços rodando (versionamento,
dansguardian, etc), e como estou por perto, prefiro fazer manualmente mesmo.

Sem falar que é um serviço bem fácil de vender, principalmente quando
você vende já o kit completo (hardware/software:
http://www.cfide.com.br/)...

Bom fim de semana a todos.

--
Welkson Renny de Medeiros