[FUG-BR] [Fwd: Re: (sem assunto)] - hd com problema

Jorge Petry jorge em bsd.com.br
Quarta Setembro 2 10:12:11 BRT 2009

Olá.

Eu recomendo que vc troque tanto o disco como o cabo de dados nesta
situação, pois os 2 podem ter problemas, ainda mais sendo um servidor de
produção.

Para trocar o disco vc pode usar a ferramenta nativa do FreeBSD, o "dump".
Seria assim:

* Pegue um hd para fazer o backup do seu sistema com o "dump".
* tenha um hd novo para colocar (comece a pensar em raid)
* faça o dump no hd backup e remova o hd danificado colocando o novo
(man dump)
* tendo os 2 hds na maquina (o novo e o backup) utilize um cd do free
pra iniciar a maquina.
* instale o sistema básico no hd novo respeitando as partições do hd
antigo, reboote e inicie em mono usuário.
* use o comando "restore" para restaurar as partições.

Neste link que achei so agora, o Joao Paulo explica bem como fazer tudo
que coloquei acima.

http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2005-09/msg00184.html

Utilizo estas ferramentas ate hoje para fazer backup.

O "restore" ajuda bastante quando preciso restaurar alguma coisa.

Qualquer dúvida manda ai que ajudo.

Abraço.

Jorge Petry