[FUG-BR] Performance Postfix+mysql

Wanderson Tinti wanderson em bsd.com.br
Sexta Setembro 4 21:06:53 BRT 2009

2009/9/4 Diogo Dalfovo <b1n4r1w0rm em gmail.com>

> Bom dia a todos
>
> Estou no planejamento de um servidor de email com postfix+mysql, ele vai
> ter
> na faixa de 140 contas com 4 dominios diferentes, onde vou guardar todos os
> emails nele (vou usar imap).
> contando tudo, virus, spam, correntes, emails internos, emails bons enfim
> tudo q se possa imaginar de email, calculo na casa dos 900 mil a 1milhao de
> emails/mes, porem emails bons é minoria.
>
> infelizmente vou ter uma unica maquina para isso e nao vou poder mexer
> muito
> [...]

Boa noite.

Não sou a melhor pessoa para te responder, mas.. é ideal que você tenha um
bom hardware, softwares como antivírus e antispam consomem bastante
processamento. Tenha um bom disco rígido e uma boa controladora, você terá
razoáveis acessos I/O. Memória é fundamental para as mensagens que serão
introduzidas na memória por algumas aplicações.

Quanto aos softwares o Dovecot é mais leve e mais rápido e tem uma excelente
documentação, você até pode usar o agente LDA para fazer entrega das
mensagens para seus usuários. MySQL, bom seria não dividir a mesma maquina
ou usar uma base LDAP. Se esse servidor for também webmail você terá no
mínimo um Apache e PHP rodando.

Wanderson Tinti