[FUG-BR] Erro no HD SATA

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quinta Setembro 10 11:09:21 BRT 2009

> Você habilitou os debugs do kernel pelo jeito, já que eles não vêm default
> na versão 7.2, o ideal agora é mandar um email com os dados para a lista
> freebsd-stable em FreeBSD.org

Renato,

Pelo 'erro' reportado ele habilitou o WITNESS(4) no kernel:

> Sep 10 10:15:57 teste kernel: lock order reversal:
> Sep 10 10:15:57 teste kernel: 1st 0xc6d1c9a0 bufwait (bufwait) @
> /usr/src/sys/kern/vfs_bio.c:2559
> Sep 10 10:15:57 teste kernel: 2nd 0xc28ff200 dirhash (dirhash) @
> /usr/src/sys/ufs/ufs/ufs_dirhash.c:285

E lock order reversal (LOR) não é necessáriamente um bug
(http://sources.zabbadoz.net/freebsd/lor.html), principalmente se falando do
7-stable (esse lor deve ser mais do que conhecido...).

Não recomendo enviar o e-mail para a stable@ antes de uma boa pesquisa sobre
esse lor especifico, afinal se ele esta ali (a essa altura) ele
provavelmente é inofensivo (desabilite o WITNESS do kernel).

Att.,
Luiz