[FUG-BR] RES: [OT] Personalizar Kernel

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Segunda Setembro 14 13:24:45 BRT 2009

> o problema eh disco. o padrao eh usar / de 512MB. nao cabe nem 2x o kernel
> :(
>
> se compilar, quando for rodar o make installkernel vai da tilt. tem sempre
> que entrar no /boot/kernel e rm *.symbols ...
>
> to usando / de 1G agora para ver se resolve :)

Matheus,

Esse é um problema conhecido pra quem usa amd64, até já postei o alerta aqui
para quem vai começar a utilizar essa arquitetura _não_ instalar com o
tamanho padrão (512MB).

Se você é daqueles que gosta de espaço sobrando, 1GB é pouco, se você não
liga tanto assim, 1GB funciona (é o suficiente para manter duas cópias do
kernel).

Agora se você quiser um pouco mais de flexibilidade no gerenciamento de
volumes, me parece que a melhor solução é partir para o zfs (quando
possível - é preciso ter memória e discos para isso) pois este permite que
você crie volumes sem especificar o tamanho e ai eles vão poder crescer a
vontade (como nesse exemplo):

%zfs list
NAME        USED  AVAIL  REFER  MOUNTPOINT
tank       7.14G   213G    18K  none
tank/root  27.2M   213G  27.2M  legacy
tank/tmp    636M   213G   636M  /tmp
tank/usr   6.40G   213G  6.40G  /usr