[FUG-BR] OT - PC-BSD, primeiras impressões.

Rodrigo Bash rodrigo.bash em gmail.com
Segunda Setembro 14 16:14:42 BRT 2009

Boa tarde a todos.

Primeiramente peço desculpas se alguém já houvera criado algum tópico com
este assunto. Como acabei de entrar na lista e ainda não procurei pelo
histórico, é possível que eu esteja sendo repetitivo.

Então, gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha atual
experiência com a versão

FreeBSD pcbsd 7.2-STABLE FreeBSD 7.2-STABLE #11: Wed Jun 24 18:36:21 EDT
2009     root em build7x32.pcbsd.org:/usr/obj/pcbsd-build72/cvs/7.2-src/sys/PCBSD
i386

que acabei de instalar, motivado pelo recente flame sobre BSDs vs Ubuntu que
rolou aqui na lista.

Detalhe que não uso PC-BSD há pelo menos 2 anos. Vamos lá, então.

Primeiramente, não posso deixar de comentar que o sistema de instalação teve
uma considerável evolução. Suporte a mais idiomas, mais organizado e com um
visual bem mais profissional.

Porém, já no processo de criação de partições, percebi que mesmo tendo
certeza que o HD possuía espaço livre, o sistema de instalação não estava
disponibilizava. E ainda mostrava só as duas partições NTFS, nem mesmo
cheguei a visualizar as partições que estavam sendo usadas pelo UBUNTU.

Pois bem, reiniciei a máquina, fiz backup do home do usuário do UBUNTU, lá
mesmo um cfdisk e deletei as partições LINUX. Reiniciei a máquina, retornei
ao processo de instalação e só então o espaço livre(desta vez duplicado) foi
mostrado.

Independente de não ser aconselhado ter outros OS instalados além do
"FreeBA", imagino que seria melhor o sistema cumprir com "o que diz" ser
possível.

Mas... beleza, depois daí tudo correu bem no processo de instalação, mesmo
sendo um pouco incômodo a quantidade de aplicativos disponíveis
separadamente para a instalação.

Sistema instalado! Já de cara sobe o KDM, estou tão acostumado de instalar
Unix-like com Gnome nativo que nem procurei saber o que estava vindo
atualmente no PC-BSD. Um calafrio me percorreu o corpo temendo lentidão. --
Deus, tomara que não!

Dito e certo!

Meu pobre CPU: Intel(R) Celeron(R) CPU  550  @ 2.00GHz (2006.99-MHz
686-class CPU) aguentaria a porrada!?!

O Kde foi tão custumizado para ficar fácil e amigável nesta "distribuição"
que ficou difícil de acompanhar o pensamento de organização.

botão "iniciar": Abas horizontais que deslizam em onmousefocus, seguidas por
abas verticais onclick. (estranho).
Configuração de WLAN: Configurador funciona perfeitamente para receber os
dados de configuração, mas não os botou pra funcionar. Pelo contrário, numa
segunda pesquisa pelas redes disponíveis e aplicativo de configuração
simplesmente travou. Além de quando estava funcionando, senti falta das
labels dos botões. Os botões de OK e Cancelar estavam lá, mas as suas
respectivas labels(rótulos) não!

No final, nem mesmo com wpa_supplicant consegui conectar, coisa que consigo
no FBSD 7.2 normalmente. Mas acho que isso também é "resolvível".

---

Mas existem pontos positivos também. Olhando pelo lado usuário Desktop é
claro!

Configuração LAN: Normal.
Adicionar e remover impressoras pelo KDE hoje em dia eu posso dizer que
funciona. Pelo menos funcionou direitinho.
Firefox já veio com Flashplugin funcionando direitinho. UEBA!
OpenOffice sem coredump. E abrindo até com certa rapidez.
Idioma PT-BR está até com boa qualidade.
NOTA 10 pro Dolphin + SMB. Funcionando perfeitamente. Isso é muito
importante pra qualquer usuário em rede.
Apesar da quantidade de software disponível, o gerenciador de aplicativos
está funcioando muito bem.

Pessoal, não me levem a mal, não estou aqui pra criticar o FreeBA, OS que
uso desde a versão 4.1, não posso nem em um milhão de anos dizer que não
evoluiu em termos de OS para Desktop com o PC-BSD. Evoluiu sim, mas é claro
que algumas coisas precisam ser ajustadas. Principalmente a disponibilidade
do GNOME dentro do DVD de instalação. Uma versão com Gnome. Não é justo
empurrar KDE pra quem não é fã dele.

Instalar o Gnome?

Sim, pode ser, mas o ambiente gráfico está todo configurado e "vinculado"
para trabalhar em conjunto com KDE. No mínimo a performance não será a
mesma.

Amigos, mais uma vez, peço-lhes desculpas, só quis compartilhar minha ainda
atual experiência com o PC-BSD atual.

Não sei se isso chegaria aos olhos de Dru. Mas, mas... é isso!

-----

Abraços a todos... e que venha o S.S.A.

:D

Tô chegando professor Patrick, agora eu aprendo.