[FUG-BR] Alteração no tamanho de partições

Emmanuel Alves manel.pb em gmail.com
Sexta Setembro 18 18:22:03 BRT 2009

Fala bruno,

Então, posso te dar as seguintes alternativas:

1 - Criar um "sinônimo" dentro do seu /home (por exemplo /home/site2 para
alguma basta dentro de /usr (que poderia ser /usr/home/site2), assim,
qualquer requisição que é realizada dentro de /home/site2, cai no
/usr/home/site2
2 - Fazer um "dump" de todas as partições, depois reiniciar a máquina como
single user, instalar o básico do freebsd, reparticionar do jeito que você
achar melhor e depois fazer um restore de seus dumps (esta thread aqui
descreve um passo a passo disto -
http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2005-09/msg00184.html)
3 - Adquirir um outro hd menor e particionar ele em apenas uma com 100%
utilizado, dae vc monta e utiliza o hd.

Acho que estas seriam algumas alternativas. a 1ª é a mais rápida e não
permite que seu site fique fora do ar. a 2ª é um pouco demorada e necessita
um reinício do seu servidor, além de um restore (cuidado com o restore) e a
3ª seria a ideal, pois se seu site está crescendo, reparticionar ou utilizar
outra partição é apenas um "mei de campo". Um dia você terá o mesmo
problema.

[]s

Emmanuel Alves
manel.pb em gmail.com