[FUG-BR] Apache 2.x + Subversion + Redmine no FreeBSD

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Sábado Setembro 19 22:50:39 BRT 2009

Luiz, eu consegui com sucesso instalar o Redmine em um FreeBSD logo
que você publicou o artigo.

Porém, eu tentei fazer o mesmo hoje (várias vezes), mas em todas as
vezes eu não obtive sucesso.

Algo parece ter mudado no Redmine.
Ele não instalou sozinho o rubygem-rails. Eu não sei se nessa versão
esse pacote não é mais necessário. Mas para tentar corrigir o
problema, eu tentei compilar ele também. Mas continuou não
funcionando.

O que está acontecendo é o seguinte:

Toda a instalação segue sem problemas. O Redmine entra normalmente. Eu
crio os projetos normalmente.
Porém, quando tento acessar o SVN, ele fica pedindo a senha, e nunca
aceita a minha senha.

Quando eu clico em configurações do projeto, e em Repositório, e
seleciono o Subversion, não aparece nada, pelo contrario, ele pede a
senha do repositório, informando que a da sessão não é valida.

Muito estranho. E quando eu tento acessar diretamente o /svn, o mesmo
ocorre. Não consigo logar. Mas o mais estranho, é que não fica nenhum
erro nos arquivos de log. A unica mensagem que aparece é um erro 401
no access_log do apache.

Se eu troco a senha de acesso ao mysql na configuração do apache
(svn.conf), eu recebo um erro 500. Bom, com isso dá para ver que não é
nenhum problema de acesso ao mysql.

Eu já tentei fazer de tudo para contornar este erro. Como eu não
consegui, minha escolha foi zerar o servidor.
Dei um pkg_delete -ra.
Apaguei todos os conf em /var/db/ports.
Zerei meu MySQL.

E não instalei nada além do que está especificado no tutorial.
Segui ele a risca.

Porém o problema persistiu.

Aí eu decidi comprar os pacotes instalados dessa minha nova instalação
com a instalação do outro servidor (que está funcionando normalmente,
mas foi feita a umas 3 semanas atras).

E eu percebi que apenas as versões de alguns pacotes mudaram. Como a
do Redmine. De 0.8.4, para 0.8.5.

Mas todo o resto que está instalado, está normal. As configurações
estão idênticas.

Então a única suspeita é que algo deixou de funcionar nessa nova versão.

Eu estou tentando zerar novamente meu FreeBSD 7.2. E iniciar tudo do zero.

Se não funcionar novamente, eu vou copiar todo o /usr/ports desse meu
servidor antigo, e tentar instalar usando as versões antigas dos
pacotes. Para ver se resolve.

Se alguém tiver alguma sugestão, ou teve algum problema parecido, eu
agradeceria se compartilha-se, principalmente a solução.

Rafael Henrique da Silva Faria
# Grupo Cena Digital
# (16) 9229-8928
# www.cenadigital.com.br