[FUG-BR] Arquivo gigante, maior que o disco

Thiago Damas tdamas em gmail.com
Quarta Setembro 23 17:48:44 BRT 2009

  O "ls" nao diz exatamente quanto o arquivo ocupa no disco. Ao inves
do "ls", da um "du".

  Olha:
% dd if=/dev/zero of=saida.dump bs=1m count=1 seek=100000000
1+0 records in
1+0 records out
1048576 bytes transferred in 0.003401 secs (308310306 bytes/sec)

% ls -lh saida.dump
-rw-r--r--  1 thiago  users    95T Sep 23 17:40 saida.dump

% du -h saida.dump
1.1M	saida.dump

(obs.: fiz os testes no FreeBSD com UFS2; nao sei como se comportaria
em um FreeBSD com UFS1)