[FUG-BR] Fwd: HAMMER FS port for FreeBSD (status ?)

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Quinta Setembro 24 16:23:04 BRT 2009

Então ....

> E isso nos leva à uma questão que coloquei em outra lista...
> Por que não utilizar DragonFly BSD ao invés de se esforçar para portar
> HammerFS para o FreeBSD?

Existem muitas diferenças entre o Dfly e o Free.. não é tão simples assim.

> Há algum problema horrendo com o DragonFly que eu eu desconheça?

O Dfly é um fork do freebsd 4.x.. ele seguiu uma outra linha e não
teve o mesmo caminho de desenvolvimento do 5.x/6.x/7.x

Mas ele esta bastante evoluído, ainda to estudando ele... mas algumas
coisas me preoucupam, como desempenho, SMP, não temos interface lagg
(pra mim faz falta).. etc... mas to brincando com ele.

> Nada contra portar HammerFS para FreeBSD, só não entendo o por quê que
> tantas pessoas estão tentando fazer isso acontecer.
> Vocês vão mesmo usar o HammerFS se ele for portado?

Eu sou um que usaria e estou usando aqui no lab com o proprio dfly.

> Don't get me wrong, é um excelente FS, mas ... alguém *necessita*
> utilizar um FS distribuído que tem de ser o HammerFS?

Acho que isso seria o mesmo que dizer: "pra que portar o carp do
OpenBSD, temos o freevrrp no ports..."

Mas eu uso tanto um quanto outro... depende da situação.

Eu necessito... ele não é um FS distribuido, ele é um fs comparavél ao
ZFS, com tudo que tem direito, snapshot, etc.... e tem algumas
vantagens sobre o ZFS (pelo menos pra mim) que é um mirror em tempo
real, ele fica fazendo mirror de uma montagem para outra (pode ser via
rede), como o ZFS também faz.. mas com um grande detalhe, é em tempo
real...

     mirror-stream [[user@]host:]filesystem [[user@]host:]filesystem
	     This command works similarly to mirror-copy but does not exit
	     after the initial mirroring completes.  The mirroring operation
	     will resume as changes continue to be made to the master.	The
	     command is commonly used with -i delay and -b bandwidth options
	     to keep the mirroring target in sync with the source on a contin-
	     uing basis.

http://leaf.dragonflybsd.org/cgi/web-man?command=hammer&section=ANY

> Tô achando muita Hype pra algo que teria pouco uso pelo pessoal que
> apóia tanto a idéia.

Cara, acho que nunca é demais ter-mos mais opções no FreeBSD e outra,
a licença do HAMMER é BSD, diferente do ZFS que venho de outro
ambiente... o HAMMER nasceu já em um ambiente BSD.

enfim, eu sou um usuário que gostaria muito de unir as características
de cada BSD... e viver em paz entre as familias.

Hoje faço bastante uso do ZFS (vide algumas postagens minhas na
lista), mas gostaria de ir mais... e ter mais opções (como
carp/freevrrp, openbgp/quaggua)

> P.S.: A FUG tem uma chat-list?
> Se tiver, gostaria de participar e levar essa questão para lá.

também acho que isso tem tudo haver com a lista !

> Abraços!
> --
> Leandro Quibem Magnabosco.

Luiz Gustavo Costa (Powered by BSD)