[FUG-BR] RES: Dell + FreeBSD - sugestão de modelo

Eduardo Schoedler eschoedler em viavale.com.br
Sexta Setembro 25 19:50:39 BRT 2009

Welkson Renny de Medeiros escreveu:

> Recebi autorização da empresa para cotar um Dell para trocar a sofrida
> máquina onde fica o FreeBSD =)

De novo esse email na lista? rsrs.

> [...]
> modelo T300 roda tranquilo (compatível com BSD)... comentaram que a
> controladora SAS dava bronca (performance), e que deveríamos optar por
> PERC, inclusive encontrei isso:
> http://www.zulustips.com/2007/09/06/mpt0-queue-full-event-on-dell-sas-
> 5ir.html
> http://sha.ddih.org/2009/02/23/dell-poweredge-t300-sas-raid-and-
> freebsd/

> A expectativa de preço é +- 8k... pensei em colocar 2x SAS 300GB (15K
> RPM) com RAID 1 e fonte redundante... dei uma olhada no processador

Essa controladora tem performance péssima até no Linux.
Compramos um T300 com PERC e 3 discos SATA, em RAID 5.
Também fui forçado a colocar linux pelo banco de dados que rodam lá.

Quando ao processador, depende da família do Xeon que você coloca.
3xxx é a inicial, eles tem 5xxx também mas o preço fica bem salgado.

> O que me indicam? esse T300 roda bem mesmo no BSD?

Trabalho em um provedor onde rodamos diversos servidores PowerEdge (dos
antigos, 840) Dell com FreeBSD com controladoras PERC. Nenhum problema.

Abraço,

--
Eduardo.