[FUG-BR] Usar mais de 2TB no Free ?

Evaldo Silva evaldo em fcm.unicamp.br
Quinta Abril 8 16:19:20 BRT 2010

Boa tarde a todos.
Tenho aqui um hardware com duas controladoras ADAPTEC. Uma serve-me um
storage, externo e taus. A outra me serve os discos SATA internos. Com
esta controladora monto dois volumes RAIDs diferentes com conjuntos de
discos diferentes. Um volume me dá 500GB mais ou menos. O outro volume
me dá os 2.7TB que dá pra fazer com o discos escolhidos.
Na partida o FreeBSD 7.3 acha as controladoras todas, me deixa montar
tudo o que diretorio que eu queira até eu tentar usar o volume com mais
de 2TB. Ele mostra no probe os 2.7TB e no fdisk dentro do sysinstall
também. Mas é só sair pro prompt que ele volta pros 720GB. O máximo que
ele me deixa "usar". São 4 discos SATA de mais de 900GB cada um e no fim
não posso usar nem o equivalente a um deles.... Kua kua kua... Parece
piada né?
Alguém pode ajudar?
Em outros tempos, nas versões mais antigas a gente precisa "enfiar" um
drive "guela abaixo" no SO para ele reconhcer a placa controladora. Mas
agora é nativa...
Parece que ele não consegue usar mais de 720GB de disco mesmo a não ser
com alguma "carta de manga" não divulgada.... Não achei - ou não soube
pesquisar pelos termos que procuro em lugar algum até agora. Todos os
resultados de busca que consigo fala de sucesso apenas.
Muito grato desde já!

ps: sim, já recompilei o kernel com tudo o que tem direito....

Abraço fraterno
Evaldo