[FUG-BR] Usar mais de 2TB no Free ?

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Domingo Abril 11 11:15:37 BRT 2010

On Apr 9, 2010, at 3:02 PM, Evaldo Silva wrote:

> Não não não....
> Este sistema será unicamente aplicado como servidor de e-mail.
> Via controladora ADAPTEC 3805 posso usar dois volumes: um de 940GB e
> outro de 2.7TB. O maior com RAID 5 via controladora.
> Só o FreeBSD mesmo quem vai usar. Mas o volume com mais de 2TB ele não é
> capaz de montar... Criado no momento da instalação, com UFS2, etc. Neste
> momento ele me "dá" os 2.8TB a que tenho direito, mas mas tarde, depois
> de criar o ponto de montagem naquele disco, quando restarto o sistema
> [...]

Evaldo,

Que tal enviar o dmesg da sua maquina e a saída dos comandos mostram o limite de 720GB ?

Como já foi comentado aqui o UFS2 é um FS de 64bits, mas existem algumas ferramentas no sistema ainda limitadas a tamanhos de 32bits, mas isso não deveria afetar (seriamente) o uso.

O que o geom diz a respeito dos seus discos ? (geom disk list)

Eu estou usando um raidz com 6 discos de 1TB com GPT e ZFS sem problemas (pela flexibilidade do ZFS, nem pensei em testar o UFS nessa maquina), mas esse provavelmente é o caminho para quem precisa de storage multi-TB.

Outro ponto "sensivel" nessa área é o disklabel, houveram mudanças consideraveis no 8 que não tenho certeza se foram todas portadas para o 7 (wild guess).

Att.,
Luiz