[FUG-BR] Redundância BGP

Sexta Abril 16 13:30:36 BRT 2010

Wanderson Tinti escreveu:

> Senhores, excelente assunto.
>
> Fiquei curioso, suas explicações foram bastante interessante. Renato ou
> Patrick, posta alguns exemplos de configurações de algo do tipo, redundância
> com diferentes saídas, política de entrada, vai acrescentar muito e me
> ajudar também.
>

> Boa noite.
>
> Wanderson Tinti

Cenario: 2 Peers, objetivo é piorar o as-path pro prefixo em questão
quando o caminho for GLBX. Como fazer? Piorar a saida e a entrada pela GLBX.

match from $peer_glbx prefix { 201.94.0.0/17 } set localpref 101
prepend-self 2 community $peer_glbx:184492

Cenario: 2 peers, ebt e ptt; objetivo é fazer o yahoo entrar pelo ptt.
Como? Piorando o pas-path de entrada pela embratel.

#yahoo pelo ptt
#match from $peer_ebt  { source-as 36752 } set prepend-self 5 community
$peer_ebt:45930
#match from 189.51.32.1  { source-as 28587 } set prepend-self 5

Cenario: varios peers, incluindo PTT. Objetivo: priorizar entrada e
saida PTT sobre qualquer outro peer.

group "ptt_rnp" {
 peer ...
 set prepend-self 2
 set localpref +10
 set med +10
 set weight +10
}

Sempre com OpenBGP. Dentro do contexto do e-mail anterior, lembrando que
pro seu transito repassar suas politicas as-path pra quem esta acima
dele pode depender de acordo e uso de communities (em exemplos acima
depende).

Os exemplos acima são de produção.
So o "group" eu editei pra nao expor detalhes do peering do cliente.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800