[FUG-BR] Modo Grafico

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Sexta Abril 23 08:46:20 BRT 2010

Distribuição? Ixi...

Caro Linuxer (nada contra linuxers, mas quando eles entram no mundo dos
BSDs, é fácil identificar),

O FreeBSD é um sistema completo. Há "customizações", mas não distribuições.
É um conceito um pouco diferente, pois em distribuição basicamente a pessoa
pega o kernel e sai pendurando executáveis em volta. No caso da
customização, ela é o FreeBSD, mas já preparado para alguma atividade
específica. Quer dizer, ela continua acompanhando o número do release do
FreeBSD. Há derivações, como o Dragonfly, e o próprio MacOS, mas eles não
são considerados "distribuições" no mesmo sentido que são os Linux.

Dito isso, e voltando ao problema, a configuração é relativamente tranquila.
O FreeBSD realmente costuma instalar-se como modo texto, se você fez a
instalação básica. Você pode, no terminal, digitar o comando sysinstall como
root, e então instalar os pacotes necessários.

Ao meu ver, a principal vantagem do FreeBSD sobre os linux, é a documentação
que ele tem.

http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/

No handbook, você vai encontrar todos os detalhes necessários para instalar,
por exemplo, o Gnome.

http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/x11.html
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/x11-wm.html

Lá tem tudo explicadinho. Se tiver dificuldades, procure a lista novamente
que te ajudamos, mas como já existe um roteiro pronto, não tem porque
repetir ele aqui. ;-)

Um abc

Pablo Santiago Sánchez
phackwer em gmail.com