[FUG-BR] Servidor parando de responder e pingando

Ademir Costa Peixoto ademir em tellecom.com.br
Sexta Abril 23 13:17:38 BRT 2010

Prezados,

    Temos um free 7.3 stable atualizado usando o squid 3.0.STABLE25 e o
thundercache 4.
    Funciona muito bem com 1200 processos ativos e sem mais nem menos as
navegações ficam extremamente lentas a ponto do link parecer caído.
    Nesse momento se eu não tiver um terminal SSH aberto dentro do servidor
(que fica em outro estado) ele simplesmente não é mais acessível. O SSH pede
o login mas não aparece o campo da senha.
    Uma vez que vc esteja logado basta apagar as regras IPFW e os clientes
navegam normalmente sem o cache. Ele continua roteando mas não faz o cache.
    As vezes um killall thunder e squid depois de algumas horas (3 - 4) a
máquina responde e sem sequer precisar de um boot ele volta a aceitar o
cache sem problemas.
    Eu acho que é algo de buffer que enche. Mas os logs não reportam nada.
    Estou mandando abaixo o loader.conf e o sysctl.conf pra que alguém que
tenha algo semelhante possa opinar.
    A máquina é o XEON x8 com 32G de ram.
    Lembrando que a máquina pinga sem problemas mas um simples TOP -S trava
o terminal aberto porque tenta levantar algo na RAM e não consegue.
    Um simples ps -ax também trava o terminal na segunda rolagem de tela.

    Ats,

    Ademir Peixoto

cat /etc/sysctl.conf

kern.maxfilesperproc=131392