[FUG-BR] FreeBSD: UFS with Softupdates, Journaling

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Segunda Abril 26 09:39:43 BRT 2010

2010/4/26 irado furioso com tudo <irado at bsd.com.br>:
> Em Mon, 26 Apr 2010 08:11:02 -0300
> Renato Botelho <rbgarga at gmail.com>, conhecido consumidor/usuário de

> graaande garga :)
>
> acho que me perdi, em algum lugar.. tratava-se de journaling, não de
> soft-updates que, pelo que me lembre, nem vem como default, quando se
> define o slice.
>
> journaling seria realmente importante TAMBÉM na "/"; será que deixaram
> de fora propositadamente?

o SUJ é o Soft Updates Journaling, é um micro journal que serve como
complemento ao soft-updates, implementando journaling pra inodes.

Como o SU não é recomendado para o /, o SUJ também não é. A partição
/ geralmente é bem pequena, e passar um fsck nela é bem tranquilo.

Fiz o teste com o SUJ hoje aqui, antes levava 20 minutos pra passar fsck
em uma hd, com o SUJ em todas as partições, exceto / e /tmp, levou entre
10 e 15 segundos.

--
Renato Botelho