[FUG-BR] Hardware BGP com OpenBGPD

Segunda Agosto 2 07:19:00 BRT 2010

Bom, eu tenho cenário com quagga e openbgpd.

Olha o uso de memória de cada um, para sessão full para 2 operadoras + PTT

quagga:

quagga     1628  0.0  3.2 271652 265696  ??  Ss   17Jul10 213:59.75
/usr/local/sbin/bgpd -d

openbgpd:

# bgpctl show rib mem
RDE memory statistics
     323506 IPv4 unicast network entries using 12.3M of memory
     646996 rib entries using 39.5M of memory
    1303869 prefix entries using 79.6M of memory
     227972 BGP path attribute entries using 26.1M of memory
     102262 BGP AS-PATH attribute entries using 5.3M of memory,
	   and holding 227972 references
       5844 BGP attributes entries using 228K of memory
	   and holding 46741 references
       5843 BGP attributes using 45.6K of memory
RIB using 163M of memory

Quanto ao hardware, acredito que a questão que tem que se preocupar mais
é com a qualidade de placa de rede e processador.

Experimente procurar a liha dell T610(controladora PERC) se for torre ou
a linha R610 se for rack, ambos trabalhando com RAID5, funcionam muito
bem com FreeBSD e com 4GB de memória é mais que suficiente para 3
sessões, como pode ver acima.

Você pode adquirir mais placas de rede(se não me engano estas máquinas
vem com 2 onboard e suporta placas pci-x dual/quad) e agregá-las em seu
switch e configurar no freebsd[1], evitando que o tráfego de 500Mbps
fique somente em uma interface.

[1] http://www.freebsd.org/doc/handbook/network-aggregation.html

Quanto ao BIRD, nunca usei. Não tenho nada a reclamar do quagga nem
openbgpd, apenas estou preferindo o segundo quando é necessário integrar
com o PF(tables, route-to, etc).