[FUG-BR] Quantidade de memória disponível

Jose Amaral jamaral2008 em gmail.com
Quarta Agosto 4 15:42:21 BRT 2010

Pessoal estou com uma dúvida em relação à utilização de memória em um
FreeBSD.
Eu quero saber se minha máquina está com pouca memória ou não.
Estou usando o Freebsd Release 8.0 e o comando "top" me retorna as seguintes
informações a respeito da memoria:

"Mem: 425M Active, 2508M Inact, 543M Wired, 154M Cache, 391M Buf, 42M Free"

No "man" do comando "top" diz que:

       Active:
              number of pages active

       Inact: number of pages inactive

       Wired: number of pages wired down, including cached file data pages

       Cache: number of clean pages caching data that are available for
imme-
              diate reallocation

       Buf:  number of pages used for BIO-level disk caching

       Free:  number of pages free

Então meu servidor estava com 42M de  páginas de memória livres.
A tag "Inact" indica o número de páginas inativas, mas que seriam páginas de
memória inativas?
Estas páginas inativas podem ser usadas caso as páginas de memória livre
acabem?
É recomendável adicionar memória ram na máquina?
Pergunto isso porque este servidor roda apenas o Squid, e sempre está com
pouca memória com estado "Free".
Valeu!!