[FUG-BR] RES: RES: SMTP Qmail

Leandro - Intersol listas em intersolinformatica.com.br
Segunda Agosto 16 18:40:09 BRT 2010

Boa Noite

Hoje eu trabalho e posso recomendar da seguinte forma:

Controle de relay autenticado e com ssl usando a porta 465.
Isso resolve o seu caso de comunicação dos clientes para envio de mensagens
através do seu servidor, pois com o uso da porta 465 e certificados de segurança
você pode tanto segurar no firewall como de outra forma o acesso a esta porta
sem prejudicar nada ao servidor.

Seus clientes você deve de implementar uma regra impossibilitando a comunicação
deles para a porta 25 externa a seu servidor, se caso seja necessário devido a um
cliente ter uma conta de email externa você deve de liberar uma conta de email
pra ele fazer o relay pelo seu servidor, assim você pode trancar completamente
a porta 25 do seus clientes para o mundo. Mais informações sobre isso você pode
estar vendo em http://www.antispam.br/admin/porta25/

No tcp.smpd você deve de liberar assim:
200.200.200.:allow,RELAYCLIENT="" #classe valida do provedor
189.189.189.189:allow,RELAYCLIENT="" #ip valido do provedor
172.16.4.:allow,RELAYCLIENT="" #classe invalida do provedor
:allow

(lembre-se de gerar o tcp.smtp.cdb novamente sempre que atualizar este arquivo)

Caso esteja usando uma política pop-before-smtp recomendo um controle sobre o tempo
de limpeza da tabela de ips liberados para o relay.

Já o IMAP você pode trancar e liberar da forma que achar melhor, pois este protocolo
não irá afetar ao funcionamento do servidor.

Já a porta 25 para a comunicação dos servidores, você pode controlar no firewall
do FreeBSD mesmo tanto com IPFW quanto com PF tranquilamente, caso tenha um roteador
anterior como Cisco ou Mikrotik por exemplo você pode colocar regras para auto
incrementação quando detectado um possível ataque a porta, ou muitas conexões simultâneas
ou algo do tipo.

O site da cgi.br e antispam.br tem bastante material de como se deve tratar a porta 25

Isso é uma idéia teórica de como proceder, se precisar de algo mais técnico te
envio alguns links que poderão te ajudar.

Até Mais