[FUG-BR] XenServer ou ESXi para FreeBSD

Tiago N. Sampaio tnsampaio em bsd.com.br
Segunda Agosto 30 10:47:26 BRT 2010

Eu uso o FreeBSD em xen aqui e sinceramente não recomendo.
Primeiro que pra usar pvm tem que deixar apenas um processador...
segundo que se vc deixar hvm só funciona uma interface de rede no
freebsd (8.X). Sei que são limitações do FreeBSD com o XEN.
Esse problemas aconteceram aqui e não consegui solução, pode até ser
mangada minha, mas enrosquei...

Já no vmware funciona tudo tranquilamente...

-------- Mensagem original --------
De: Patrick Tracanelli <eksffa em freebsdbrasil.com.br>
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
<freebsd em fug.com.br>
Assunto: Re: [FUG-BR] XenServer ou ESXi para FreeBSD
Data: Mon, 30 Aug 2010 10:19:41 -0300

Em 30/08/2010, às 09:49, Welkson Renny de Medeiros escreveu:

> Senhores,
>
> Tenho um Dell com ESXi 4 rodando a algum tempo com alguns guests FreeBDS
> 8 AMD64... até agora tem funcionado bem.
>
> Estamos cotando um outro servidor Dell para montar um outro servidor de
> virtualização, e estou tentado a testar o tal "XenServer"...
>
> A pergunta é: FreeBSD roda legal como guest nesse ambiente?
>
> Agora pouco vi uma lista de compatibilidade no site da Xen só mostrava o
> NetBSD...
>
> No site do FreeBSD tem alguma coisa sobre Xen, e aparentemente só
> [...]

Se o Xen não for Bare Metal (virtualização hardware) o guest precisa suportar xen, você sabe, domU, dom0, com ou sem HPV, com ou sem uma penca de coisa. Agora se for Bare Metal suporta qualquer coisa direto do ISO.

Eu sempre tive problemas de I/O com Xen. Respondendo se é legal ou não... eu não uso em ambiente que precise de performance de disco. Rede OK.

> --
> Welkson Renny de Medeiros
> Desenvolvimento / Gerência de Redes
> Focus Automação Comercial