[FUG-BR] FBI teria pago para colocar Backdoors no ipsec do OpenBSD

Antônio Pessoa antoniopessoa em bsd.com.br
Quinta Dezembro 16 17:56:33 BRST 2010

Isso não mancha a figura do OpenBSD, muito pelo contrário, nos chama a
atenção para a transparência com que o problema está sendo tratado e a
facilidade de se verificar a possível existência do código por
terceiros, não apenas pelos desenvolvedores. Isso me deixa mais
confiante no Open Source.

Em um sistema proprietário e existência de um backdoor como este não
poderia nunca ser confirmada/negada (levando-se em conta que a
informação vazasse, o que seria um pouco difícil), apenas pela empresa
responsável e mesmo assim não teríamos como verificar a informação.
Não saberíamos se a empresa realmente corrigiu o problema, pois não
teríamos como auditar isso.

Sinceramente, eu não sei se torço pela existência do código, para que
possa ser mostrado e corrigido, pois se apenas disserem que não foi
confirmada ou não existe, na cabeça do público, mesmo que da área,
sempre ficará a dúvida.

FUD ou não, vai ser difícil.

--
Antônio Rogério Lins de A. Pessoa