[FUG-BR] Gnome 2.26.3 em português Brasil

Alan unipoarsbr em yahoo.com.br
Quarta Fevereiro 24 20:55:12 BRT 2010

Não estou conseguindo fazer a pesquisa no histórico da lista para saber se
isto já foi postado.

Estou usando o Gnome 2.26.3 que vem junto com o FreeBSD8.0-Release-i386-DVD1
no qual a instalação padrão fica em inglês.

A FAQ do Gnome FreeBSD só explica como colocar o GDM em outra lingua mas não
explica como colocar Gnome em português. Bem que poderiam colocar esta
informação pois tem muita gente perguntando nos fóruns fora do Brasil.

29. How do I get GDM to respect my locale settings?
http://www.freebsd.org///gnome/docs/faq2.html#q29

Esta informação está na documentação do GDM:
5.10. GDM User Session and Language Configuration
http://library.gnome.org/admin/gdm/stable/configuration.html.en

O arquivo ~/.dmrc é criado quando o usuário logar no sistema pelo GDM.
Testei alterar todo o sistema em /etc/profile ou alterar o profile do
usuário  ~/.profile mas o procedimento abaixo fica mais tranquilo:

1 - Altera o idioma do GDM para o português Brasil (
gdm_lang="pt_BR.ISO8859-1" )

/etc/rc.conf
hald_enable="YES"
dbus_enable="YES"
gnome_enable="YES"
gdm_enable="YES"
gdm_lang="pt_BR.ISO8859-1"

2 - Altera o Gnome (Menus, Programas (os que foram traduzidos), Ajuda - Guia
do Usuário Gnome, Gnome Desktop System Administration Guide, Guia de
Acessibilidade, etc, o comando date no gnome-terminal) para o português.

Alterar o arquivo .dmrc que fica na pasta do usuário. No meu caso
/home/teste/.dmrc

ou

~/.dmrc
[Desktop]
Session=gnome
Language=pt_BR.ISO8859-1

Após estas alterações reiniciar o computador.
O GDM ficará em português Brasil e o Gnome também.
Inclusive o "ç" começou a aparecer no lugar do "c" no gnome-terminal. Claro
que o teclado (o meu é ABNT2) configurado adequadamente em Sistema ->
Preferências -> Teclado -> Disposições -> Modelo Teclado 105-key (Intl) PC /
Disposição Brasil (Padrão) -> Configurado como Idioma: Português
Variante:Brazil.

Depois instalei o pacote binário do instant messenger Pidgin-2.6.2 via
sysinstall ( #/usr/sbin/sysinstall ) e o mesmo já ficou com os menus em
português Brasil.