[FUG-BR] OFF: Noticia do UOL (troca de porta padrao SMTP)

Sábado Janeiro 2 21:24:16 BRST 2010

A respeito da notícia, creio que o suporte a submission na porta 587 já
deveria ser "best pratice" por todos os provedores que por ventura os
assinantes aqui da lista dão suporte... Se ainda não ativaram, rodem um
daemon na porta 587 só aceitando SMTP autenticado(inclusive para
localdomains) e configurem o da porta 25 para só fazer delivery para
localdomains e não aceitar nenhum tip de relay. E depois conversem com a
diretoria do provedor para bloquear de vez todo o acesso direto á porta 25 a
partir do pool de IP dos usuários, só deixando dos servidores de email do
provedor ou de clientes.

Espero sinceramente que com "os grandes provedores" fazendo isto os
"pequenos provedores" possam efetivamente voltar fazer, não tendo mais o
assinante falando "mas pelo velox/telefônica/speedy funciona e preciso senão
cancelo" e criando caso, como foi meu caso dezenas de vezes. ;-)

Com isto toda a comunidade de INternet Brasileira se beneficiará, caindo
drasticamente o número de PC ZUMBI enviando lixo pelo email e poupando o
trabalho de fazer amarração em firewall para coibir estas pragas.