[FUG-BR] incompatibilidade de boot - FreeBSD 7.x~8.x

Nilson nilson em forge.com.br
Domingo Janeiro 3 23:49:58 BRST 2010

2010/1/3 Zavam, Vinícius <egypcio at secrel.com.br>:
> Citando Nilson:

> sera que quebra o meu galho tbm, isso ai?
> hmm....

Depende de qual é realmente o problema. Tens que ver
(e todos os que têm esse problema) onde o processo de
boot está parando.

O processo de boot da nossa querida arquitetura IA32/x86/
i386/x86_64 (ou como queiram chamá-la) é complicadinho
mesmo, e dividi-se em vários estágios, independente do
"carregador de boot". O do FreeBSD é um dos mais
simpleszinhos (aquele instalável pelo utilitário boot0cfg) e
relativamente bem configurável para o FreeBSD, mas se
o problema for ele, vc pode facilmente substituí-lo pelo GRUB,
que na minha opnião é o melhor e mais avançado que existe,
principalmente o GRUB2 ainda em beta, o qual só vi no
Debian/kFreeBSD mas é fantástico. Em qualquer das versões
é facil configurá-lo pra bootar o FreeBSD.

Mas, como disse no email anterior em resposta ao
Irado, eu acho que o maior ponto de "falhas" ou problemas
nesse processo de boot0 -> loader -> kernel,
fica no loader, que configura o ambiente, carrega
kernel na memória, carrega modulos do kernel, seta
variaveis/opções do kernel e modulos, e finalmente
dá início a execução do kernel.

Se o problema está nesse ponto, eu acredito que
seja devido as opções que ele está passando
pro kernel, e se realmente for alguma mudança
no codigo do loader que o tornou incompativel
com o seu hardware, vc pode tentar usar uma
versão anterior.

Inclusive baixar o codigo do src/sys/boot e "brincar"
com as opções e possibilidades. Modificá-lo é
parada dura, pois o "grosso" do código é feito
em assembler. :/

Algumas opções interessantes pra brincar no loader
atual afim de identificar o problema de boot, segundo
a manpage do loader:

acpi_load
               Unset this to disable automatic loading of the ACPI module.
               See also hint.acpi.0.disabled in device.hints(5).

boot_verbose
               Setting this variable causes extra debugging information to be
               printed by the kernel during the boot phase.

Procurem pelo DarthBZIP na freenode.net que lhes ajudarei a
mitigar e resolver o problema.

[]s
Nilson