[FUG-BR] bloquear SCP/SFTP, mesmo com SCP fallback

Leandro Disconzi Vieira leandro em inf.ufrgs.br
Terça Janeiro 5 15:38:30 BRST 2010

Para resolver seu problema, instale o rssh.

Troque as linhas passwd e group pelas linhas abaixo no arquivo
nsswitch.conf.

passwd: compat
passwd_compat: ldap
group: compat
group_compat: ldap

Se você estiver utilizando ldap ou nis, basta colocar no final do
arquivo passwd a linha abaixo:
+::::::/bin/rssh

Com isso todos os usuário ldap ou nis, passaram a ter a shell rssh, e
não mais sh ou bash, ou csh.

Este truque também funciona com o Debian linux.

Boa sorte.

Leandro.