[FUG-BR] [OT] perl no pfsense

Domingo Janeiro 10 15:20:04 BRST 2010

Em Sun, 10 Jan 2010 15:03:54 -0200
Rafael Rodrigues de Oliveira <rafabsd em gmail.com>, conhecido consumidor
de drogas (BigMac's com Coke) escreveu:

> que me lembro o irado não gosta do
> FreeNAS projeto que tende a ficar muito melhor nas maos da iXsystems

bem.. não é que não goste, é que (IMHO, claro), um FreeBSD modificado
pode ser substituido por um FreeBSD bem configurado; mas eu comecei a
ter aversão pelo projeto (risos) quando foi dito que seria baseado em
Debian (veja em
http://linux.slashdot.org/story/09/12/06/152205/FreeNAS-Switching-From-FreeBSD-To-Debian-Linux)

Aí sim, vcs podem até dizer que não gosto; eu pessoalmente ODEIO a
Debian com suas pentelhices, só uso mesmo se for obrigado (calibre 12
apontada pra nuca, ameaça de demissão, coisa assim).

Sempre IMHO, podendo selecionar FreeBSD (ou OpenBSD) para servidores,
evito escolher Linux (qualquer versão).

então, até poderia considerar o FreeNAS sob a égide da iXSystems,
porém, esta é um fornecedor de produto comercial, um "appliance" (vide
aqui:
http://www.ixsystems.com/products-storage-nas/titan-freenas-storage-appliance.html)

que suponho seja muito bom, mas ninguém me garante, com isso, que
continuarão desenvolvendo o FreeNAS como "Free" e não "ClosedNAS".

quem viver, verá :)

flames > /dev/null

--
 saudações,