[FUG-BR] Curiosidade: Grub Inicializar FreeBSD

Quinta Janeiro 14 19:13:30 BRST 2010

2010/1/14 Celso Viana <celso.vianna em gmail.com>:
> [...]
> 4- Já pensando que a coisa não ia funcionar, inicializei novamente a
> máquina com o CD do Slackware e executei "fdisk /dev/hda"; apaguei a
> partição do FreeBSD e a recriei novamente; gravei as alterações, o
> disco foi sincronizado e refiz a instalação do FreeBSD. Reiniciei e
> quando pressionei F1 no prompt do boot manager.... tchan, tchan,
> tchan, tchan... o maledito do Windows levantou redondinho... depois
> foi só instalar o Fedora, configurar o GRUB (com as partições swap e /
> como primárias) e acabou-se o problema.
>
> Não me perguntem porque funcionou que não vou saber explicar.

Po nisso ai eu tenho noção, e se chama FAT, deixado a coisa mais técnica:
Nos primeiros 512KBs do disco fica alocado a MBR ( Master Boot Record ) ,
 e no final o endereçamento de inicio da tabela de patições do disco.
Esse endereço é o endereço fisico do disco não tem nada haver com os
endereços do
sistema de arquivos utilizados pelos sistemas operacionais, esse
endereço é calculado
com base na geometria do disco no qual existe dois modos, o LBA e o
CHS, o primeiro é
o utilizado nos discos mais recentes, (ultimos 14 anos) e o CHS é a
geometria real que
mesmo com a adoção da LBA ainda recinde no formato de alocamento do
disco, o problema
em si é que a LBA é calculado sobre a CHS e a forma do calculo varia
de bios para bios,
e alguma usa o inicio do calculo como 0 e outras como 63, sendo que o
valor permitido pela
variavel Cluster inicia com 0 e se extende até 63, acontece que boa
parte dos sistemas,
utiliza a geometria entrege pela bios, o que no caso do FreeBSD isso é
diferente,
estando a geometria correta ou não da bios ele ignora e usa a
geometria identificada
no proprio disco, por isso contantemente se tem a tela de que a
geometria informada pela
bios não coicide com a do disco antes de iniciar o utilitario fdisk
pelo sysinstall,
contudo ao manipular a geometria do disco como informado, ouve
alocação dentro do espaço
do disco reservado a FAT e com isso sobrescrevendo parte da mesma, com
a completa remoção
de entradas das partições do disco e a reescrita de uma FAT vazia
restaurou a FAT antes danificada
e com isso normalizando a criação e gerenciamento de partições, em
situações como essa, costumo
usar o utilitário disponibilizado pelo fabricante do disco e executar
um Complete Erase que conciste
na remoção de toda e qualquer informação do disco limpando as tabelas
de partição e tudo mais que
o disco possui.

Espero que compreendão a explicação técnica, agora partimos para a
explicação destinada a leigos.
Simplesmente corrompeu a FAT de alocação o disco, solução apague todo
o disco e limpa-o por completo
para criar novamente a FAT.