[FUG-BR] atualização do FreeBSD (mais uma vez)

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Sábado Janeiro 16 08:56:03 BRST 2010

2010/1/15 Vinicius Abrahao <vinnix.bsd em gmail.com>:
> Irado,
>
> Também tenho esse problema.
>
> Uma outra solução (menos ortodoxa) seria você
> criar um script pra excluir/movet de /usr/src/etc os arquivos de uma
> determinada lista
> que contem os arquivos já consagrados como "não atualizar" no seu /etc.
> Aí é só rodar esse script antes de rodar o mergemaster.
>
> Ainda não fiz, mas estou pensando em fazer algo do gênero alguém vê algum
> problema nisso para arquivos como:
>
> ./etc/mail/mailer.conf
> ./etc/pam.d/other
> ./etc/pam.d/sshd
> [...]

De ontem para hoje fiz uma atualização de segurança do 8.0-STABLE para
8.0-STABLE através do método "canônico" do manual, por precaução fiz o
passo do mergemaster mesmo o manual dizendo que não é obrigatório para
atualizações menores (no meu caso nem mudou a versão já que no STABLE
não tem o sufixo -pX para identificar revisão com patch) e mesmo assim
houve arquivos alterados por ele.

Tanto o procedimento do irado (d pra tudo) quanto o do Vinicius
(sobreescrever os arquivos) pode acabar passando alguma configuração
batida (especialmente alterações em scripts do sistema), eu sempre
mando i(nstalar) arquivos que não modifiquei (sei lá, tipo o printcap)
e os modificados uso o m(erge), exceto o motd que é o único que
d(eleto). Creio que todos os arquivos do diretório /etc (em especial
os da lista que você passou) são potencial fontes de problemas se
negligenciados, cuidando desse passo venho trazendo o meu desde a 5.0
(exceto um dia de fúria em que formatei a versão 6.3 e um hd que
faleceu com uma 7.1).

Posso estar redondamente enganado (neste caso por favor me corrijam),
mas creio que diferentemente do linux e do windows (principalmente),
se o BSD te pergunta algo é porque é realmente importante precisa de
atenção.

Caso realmente estejamos seguros do que estamos fazendo e não temos o
menor interesse em atualizar as configurações o mais simples é não
executar o mergemaster (passo 7 do item 24.7.1 do manual), o passo 5
(mergemaster -p) vai manter os arquivos em /var/tmp/temproot, se der
alguma caca ainda há uma oportunidade de dar um diff no arquivo de lá
e corrigir.

Desculpem a extensão do post, espero ter ajudado.

Abraços.