[FUG-BR] placa trunk

Nilson nilson em forge.com.br
Sábado Janeiro 16 13:53:23 BRST 2010

2010/1/16 Anderson Alves de Albuquerque <andersonaa at gmail.com>:
>  O que tenho que fazer e colocar vlnas para os meus clientes win xp plugados
> em switches com vlans, e o servidor Freebsd com samba seria um server com
> placa "trunk" (responder e recebe requisições vindas dos vários clientes em
> vlans diferentes).
>
>  eu não quero mexer nos clientes porque sao muitos. Eu so configuraria os
> switches e o server freebsd.

Perae vamos rebobinar a fita... você está mesclando dois
conceitos.

Trunk é um recurso de performance, por exemplo: Você pega
duas placas de 100Mbps e "junta" (link aggregation) ambas
criando uma nova interface (essa é uma interface logica claro)
com 200Mbps de link.

VLAN é um recurso de segurança e organização, com o
qual você pode dividir logicamente sua rede em varias redes
virtuais, sendo que umas não enchergam as outras.
Na prática tem algumas maneiras de manuseá-las no
FreeBSD, mas basicamente você criaria uma "INTERFACE
VIRTUAL" para cada VLAN que tiveres, e assinalar que
essa VLAN-IFACE pode comunicar atravez de placa fisica XY0.

Partindo dessas descrições, qual delas se parece mais
com o que você quer implementar?