[FUG-BR] Xvesa ou TinyX

Johann Peter Dirichlet peterdirichlet.freesoftware em gmail.com
Segunda Janeiro 18 11:50:40 BRST 2010

Bem, falando um caso particular: um amigo meu pensava em fazer uma
distribuição do NetBSD voltada para computadores "fracos", e ele fez
alguns testes com o XVesa. Ele se saía bem, mas não para ele (ele
testava em Pentium 100, e eu em Pentium 3 :) ).

Pelo que eu vi nessa página ofical do XF86 (obsoleto, by the way), ele
é voltado para Linux.
Ele basicamente usa o modo mais portável possível para o X, e dispansa
configurações de vídeo. Mas só roda em Linux, e é ultrapassado :(.
De todo modo: http://www.xfree86.org/current/Xvesa.1.html

Creio que, para o XOrg atual, você deveria procurar pelo KDrive. O
XVesa do X11R7 é construído em cima da estrutura do KDrive. Se alguma
distro pré-compila ele, eu já não sei. Talvez o Archlinux ou alguma
flag do FreeBSD Ports...

Eis um link: http://www.freedesktop.org/wiki/Software/Xserver

Desculpe, mas não pude ser mais útil (creio eu)...