[FUG-BR] Bge0 e FreeBSD.

Nilson nilson em forge.com.br
Quinta Janeiro 21 09:11:25 BRST 2010

2010/1/20 Matheus Cucoloto <matheuscucoloto at gmail.com>:
> Pessoal.
>
> Tenho um FreeBSD com media de 80mil pacotes por segundos.

Que versão? E o hardware tem mesmo 4 cpus/cores e não
se trata de Hyper Threading certo?

> [...]
> CPU:  0.0% user,  0.0% nice,  2.2% system, 14.8% interrupt, 83.0% idle
> [...]
>   29 root        1 -68    -     0K    16K WAIT    0 1232.4 33.25% irq256:
> bge0

33% é interrupção pra caramba hein? Não dá pra dizer que
seja um interrupt storm pois tens mesmo muito trafego.

Poderias rodar um "vmstat -w 3" e colar algumas linhas
contendo os "in   sy   cs us sy id" do fault e cpu?

> 2090964975 cpu context switches
> 741917513 device interrupts
> 487968930 software interrupts
> 892908039 traps
> 1050964447 system calls

Esses valores são absurdamente altos, mas com 200 dias
de uptime fica difícil comparar com valores usuais. Porém o
valor de context switchs está me chamando a atenção e
estou desconfiado de algo relacionado a "afinidade de cpu"

> Não posso nem pensar em habilitar o polling que a coisa fica feia.

Tentasse um tunning nas sysctl do polling? kern.hz também
poderia ser tunado, se pra mais ou pra menos depende da frequencia
que o polling estiver sendo chamado.

Alternativa maluca do momento: Colocar uma terceira interface
e fazer um trunk com lagg para rede onde esta a bge0.

A bge1 também apresenta erros?

--
Nilson