[FUG-BR] Milhares de e-mails

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Quinta Janeiro 28 13:31:29 BRST 2010

Irado,

o caso dele é diferente... o inject tava sendo efetuado por usuario
autenticado, ou seja, validado no postfix.

acontece que tá uma onda danada de brute-force nos servidores de
email, e sabemos que a senha mais usada para todo tipo de conta na
internet é "12345", então sempre tem uma conta em algum servidor de
email com essa senha, dai já viu, fica fácil né.

Providencias:

- Rodar alguma auditoria de senhas....

- Instalar o ports fail2ban[1] para bloquear a origem de possiveis
bruteforces....

Existem outras providencias... mas essas já resolvem 95% do problema.

[1] /usr/ports/security/py-fail2ban
scans log files and bans IP that makes too many password failures.

abraços

Luiz Gustavo Costa (Powered by BSD)