[FUG-BR] FreeBSD RAID [SOLVED]

Victor victor_volpe em bol.com.br
Quinta Julho 1 00:11:16 BRT 2010

> Boa Tarde Victor
>
> Em questão de desempenho não tenho o que reclamar porem não tenho uma
> quantidade tão grande de usuarios. O gmirror tenho rodando no meu firewall
> (proxy,dansguardian, autenticaçao no AD, dns, etc) e nao tenho problemas,
> outro lugar que fiz isso foi passando pelo mesmo problema que o seu porem
> estava com um outro hardware para uma aplicação em java+postgree(se nao me
> egano) com uns 70 usuarios e nao tive problemas.
>
> Porem no seu caso é interessante avaliar com mais atençao.
>
> Diogo Dalfovo

Olá Diogo e amigos. Agradeço de coração a ajuda de todos pelas dicas e
informações. Reuni todas elas e fiz um mesclado de ZFS Mirror + GEOM Mirror
(somente para swap). Segue abaixo a configuração já com todo o sistema
rodando sobre o ZFS:

# uname -a
FreeBSD servidor.netacesso.com.br 8.0-RELEASE FreeBSD 8.0-RELEASE #0: Sat
Nov 21 15:02:08 UTC 2009
root em mason.cse.buffalo.edu:/usr/obj/usr/src/sys/GENERIC  amd64

# dmesg | grep -i CPU
CPU: AMD Phenom(tm) II X4 965 Processor (3392.63-MHz K8-class CPU)
FreeBSD/SMP: Multiprocessor System Detected: 4 CPUs

# dmesg | grep -i memory
real memory  = 8589934592 (8192 MB)
avail memory = 8218296320 (7837 MB)

# gmirror status
        Name    Status  Components
mirror/swap0  COMPLETE  ad4p2
                        ad6p2

# zpool status
  pool: zfs0
 state: ONLINE
 scrub: none requested
config:

        NAME        STATE     READ WRITE CKSUM
        zfs0        ONLINE       0     0     0
          mirror    ONLINE       0     0     0
            ad4p3   ONLINE       0     0     0
            ad6p3   ONLINE       0     0     0

# zfs list
NAME            USED  AVAIL  REFER  MOUNTPOINT
zfs0           1.26G   904G    24K  none
zfs0/home        18K   904G    18K  /home
zfs0/mailhome    18K   904G    18K  /mailhome
zfs0/root       269M   904G   269M  legacy
zfs0/tmp         23K   904G    23K  /tmp
zfs0/usr       1022M   904G  1022M  /usr
zfs0/var        265K   904G   265K  /var

Para quem quiser mais informações, pode entrar em contato que poderei dar
umas dicas. Segue os sites que utilizei como referencia na montagem do
sistema:
- http://web.mr-happy.com/hackstuff/FreeBSD-ZFS.php
- http://www.ish.com.au/solutions/articles/freebsdzfs
- http://wiki.freebsd.org/RootOnZFS/GPTZFSBoot/Mirror

Ps.: Estou começando agora o procedimento para recompilação do Kernel.
Espero que de tudo certo.

Abraços.
[]'s