[FUG-BR] Res: Rede Wireless de alta performance

Felipe Nogueira felipe.no88 em yahoo.com.br
Quinta Julho 1 17:11:11 BRT 2010

Obrigado, vou tentar combinas as duas soluções.

 Felipe N.Oliva
felipe.no88 em yahoo.com.br

________________________________
De: Luiz Otavio O Souza <lists.br em gmail.com>
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR) <freebsd em fug.com.br>
Enviadas: Quinta-feira, 1 de Julho de 2010 15:48:29
Assunto: Re: [FUG-BR] Rede Wireless de alta performance

On Jul 1, 2010, at 3:21 PM, Samuel Peres wrote:

> Acredito que não existe uma solução do tipo Nstreme para FreeBSD. O
> Nstreme é um protocolo proprietário do Mikrotik. O que eu penso que da
> para fazer é você usar PFSense com lagg (1).
>
> (1) http://www.freebsd.org/doc/en/books/handbook/network-aggregation.html
>

> Samuel Peres
> -------------------------

Eu não conheço o Nstreme da mikrotik, mas isso esta com cara de ser o novo
modelo de configuração de radios para "alta performance": TDMA full-duplex.

A ubiquiti tem uma solução parecida (http://www.ubnt.com/rocketm).

Pelo pouco que vi essa funcionalidade esta em desenvolvimento no freebsd,
procure pelo suporte a TDMA (options IEE80211_SUPPORT_TDMA no kernel).

O segredo aqui é usar dois pares de rádios um como TX e outro como RX (em cada
ponta), para fazer um link full duplex. A latencia nesse tipo conexão fica
extremamente baixa.

O suporte ao TDMA é recente, foi adicionado mais ou menos junto do MESH.

Att.,
Luiz