[FUG-BR] cupacabra da banda na rede internal

Segunda Julho 19 17:08:49 BRT 2010

jorhardware escreveu:
> Pessoal qual a melhor forma de identificar determinando ip que está
> consumindo muita banda de internet, em tempo real?

Esses dias peguei um caso BIZARRO por aqui... eu uso o iftop... monitoro
a interface LAN, etc.

Do nada a internet muito lenta, na LAN muito pouco tráfego...

Testei de tudo e não cheguei a uma conclusão.

Decidi então verificar o tráfego na WAN com iftop... e estava TOPADO os
3 MB =)

Conversando com Matheus (WCON) acho que chegamos a uma conclusão... meu
controle de banda não deixa o cliente baixar mais que 200k... mas no
FreeBSD, o Squid baixa com força total... e vai liberando aos poucos
para o cliente.

Fiz algumas mudanças no squid.conf (estava testando alguns parâmetros e
pode ter ocasionado isso)... estou monitorando a alguns dias e
aparentemente não aconteceu mais.

Geralmente quando acontecia era algum usuário usando um flashget da
vida... ou o Windows baixando atualizações no Windows Update (o tráfego
WAN topava).

Digitei nas pressas, espero que entendam alguma coisa =)

Fui...

--
Welkson Renny de Medeiros
Desenvolvimento / Gerência de Redes