[FUG-BR] cupacabra da banda na rede internal

Terça Julho 20 08:21:56 BRT 2010

Mario Augusto Mania escreveu:
> Welkson
>
> Diganos o que vc mexeu no squid.
>
> m3

Bom dia senhores!

Então... eu vi no wiki do squid alguma coisa sobre cache de Windows
Update... copiei a regra, e fiz algumas adaptações para outras situações
(Kaspersky, etc).

Se o consumo excessivo de banda ocorresse SOMENTE com Windows
Update/Kaspersky eu entenderia... a bronca é que acontecia de forma
"aleatória"... em sites diferentes...

Cheguei a pensar que os gerenciadores de download (Orbit, Flashget,
etc), devido abrir uma grande quantidade de conexões simultâneas deixava
o Squid MALUCO... então comentei as linhas abaixo... e ATÉ AGORA não
peguei mais nenhum caso de consumo excessivo somente pela WAN.

# cache windows update
#refresh_pattern windowsupdate.com/.*\.(cab|exe) 4320 100% 43200
reload-into-ims
#refresh_pattern download.microsoft.com/.*\.(cab|exe) 4320 100% 43200
reload-into-ims
#refresh_pattern au.download.windowsupdate.com/.*\.(cab|exe) 4320 100%
43200 reload-into-ims
#range_offset_limit -1

# cache kaspersky
#refresh_pattern geo.kaspersky.com/.*\.(dif) 4320 100% 43200 reload-into-ims

Repito: posso está falando besteira... isso pode não ter nada haver com
o problema!

Mas de qualquer forma fica a dica... quando a navegação estiver muito
lenta, e o iftop na LAN não mostrar tráfego excessivo, mude a interface
de monitoramento do iftop para WAN e veja como está a situação por lá.

O legal é que por muitas vezes pertubei o fornecedor do meu link... e o
cara falava: "amigo, está tudo normal... consigo chegar no seu modem a
3ms"... eu ficava puto... mas NESSE CASO realmente era bronca comigo =)

Abraços,

--
Welkson Renny de Medeiros
Desenvolvimento / Gerência de Redes