[FUG-BR] Problemas com a performance de rede com o 8.1-RELEASE

Eduardo edulsa em quimica.ufpr.br
Segunda Julho 26 15:22:46 BRT 2010

Caríssimos

Realizei há pouco o upgrade do AMD-64 8.0-RELEASE -> 8.1-RELEASE, via
cvsup (não csup) sem problemas aparentes. Recompilei o kernel e o
sistema sem qualquer warning ou mensagem de erro. Rebootei a máquina e
tudo funcionou sem aparentes problemas, porém:

1) ao tentar copiar um arquivo grande (17 MB) da máquina local para uma
outra (rodando 7.3-RELEASE / i386) a cópia começou "lenta" (1.8 MB/s) e,
após 17%, a velocidade havia caído para 17 kB/s

2) pensando que o problema poderia ser uma infeliz coincidência (a placa
de rede deu seus últimos suspiros justamente quando eu fazia o upgrade),
ou um problema genérico em minha rede, copiei o mesmo arquivo (mesmo
lentamente) para uma máquina rodando linux64 e depois desta máquina
(linux) para aquela rodando 7.3-RELEASE  /i386: a cópia demorou 1.1 s (=
velocidade de 17 MB/s). Fiz um outro teste: copiei da mesma máquina
linux para uma rodando 8.0-RELEASE / amd64 (gastou menos de 1 s).
Resumindo, a lentidão não era por problemas na minha rede, mas sua
origem estava em minha máquina 8.1 recém atualizada.

3) já que a máquina está lenta para enviar, testei a sua recepção:
copiei o mesmo arquivo de qualquer uma das máquinas citadas
anteriormente para a minha máquina local: todos gastaram menos de 2 s.

Aí vem a pergunta: o problema pode estar na nova versão 8.1 ou o driver
da placa de rede está com problemas? BTW, a placa de rede é onboard e
está configurada no kernel como Realtek. A saída do pciconf para ela é:

re0 em pci0:2:0:0:	class=0x020000 card=0x83471043 chip=0x813610ec rev=0x02
hdr=0x00

Mesmo que o hardware não seja um dos melhores, ela funcionava
razoavelmente bem com o 8.0-RELEASE.

Peço então a ajuda de vocês sobre sugestões de como resolver este problema.

Um abraço

Edu
--
Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor at Chemistry Department