[FUG-BR] Instalar FreeBSD em Dell PowerEdge T110

Eduardo edulsa em quimica.ufpr.br
Quarta Julho 28 09:12:35 BRT 2010

Oi Tiago

Tive um problema parecido com este (a máquina começava o boot pelo CD e
depois travava) quando pela primeira vez usei uma placa-mãe da Intel
(ela só tinha uma porta IDE). Pelo que eu entendi na época, o problema
estava no fato de que o HD sata estava sendo nomeado como IDE (adxxxxx)
e aparentemente isto estava causando um conflito com o driver de CD (que
era um legítimo IDE). Primeiro eu resolvi este problema usando a
metodologia vicking: gravei disquetes 3 1/2" com o 7.0 e fiz a
instalação a partir destes floppies. Depois testei outra solução que foi
conectar um leitor de CD na porta usb e dar o boot por ele. Como eu não
sei qual é a configuração de sua máquina (quantas IDE, SATA e qual é a
BIOS), pode ser que o seu problema esteja no hardware.

Antes de sair correndo atrás de leitores de floppy ou drives de CD usb,
eu sugiro a você testar o hardware fazendo uma instalação de um linux da
vida (ubuntu parece ser a opção mais fácil) ou mesmo um rwindows
(recentemente descobri infelizmente após um longo período de tentativas
de instalar um unix - tentei FreeBSD e Ubuntu - num laptop HP, que a
máquina tinha drivers muito específicos e que só funcionariam com
windows, segundo informações da assistência técnica). Se você não
conseguir instalar sistema operacional algum, há grande chance de que a
sua placa-mãe/vídeo/memória/processador estejam comprometidos. Se for
isto, é "só ir atrás do vendedor ou da assitência técnica".

Boa sorte na suas tentativas

Um abraço

Edu