[FUG-BR] DNS

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Quarta Junho 9 09:08:36 BRT 2010

Então, duas opções:

- Dns views (terá que forçar os seus clientes de rede usarem o seu DNS)
- Usar um redir da vida (fica transparente para os clientes)

instala o rinetd (/usr/ports/net/rinetd), e configura o arquivo de configuração:

# echo '127.0.0.1 10080 192.168.0.x 80' >> /usr/local/etc/rinetd.conf
# echo 'rinetd_enable="YES"' >> /etc/rc.conf
# /usr/local/etc/rc.d/rinetd start
* Onde 192.168.0.x é o ip do servidor interno para acesso através dos clientes.

criar uma regra de firewall:

IPFW:
# ipfw add 100 fwd 127.0.0.1,10080 tcp from 192.168.0.0/24 to
200.x.x.x 80 (me corrijam se tiver errado, tem um bom tempo que não
uso ipfw)
PF:
# rdr on $if_int proto tcp from 192.168.0.0/24 to 200.x.x.x port 80 ->
127.0.0.1 port 10080

pronto, fica transparente para os clientes

É bonito isso ??? não, não acho, mas é mais funcional do que usar
views do bind e outra, seria bonito se o conceito de DMZ realmente
fosse usado, servidor em uma classe de ip diferente da lan, via outra
interface ou vlan... mas como eu disse em um email anterior... nem
sempre o mundo é perfeito !

é isso...

Em 9 de junho de 2010 14:55, Luan Tasca - FUG <luanfug em gmail.com> escreveu:
> [...]
>>> 2 - IP do gateway (fw) = 192.168.1.1

>>> firewall. rinetd does not redirect FTP, because FTP requires more than one