[FUG-BR] [OT?] Firewall em uma máquina, Squid em outra (transparente) - QUASE MALUCO! =)

Segunda Junho 21 16:46:02 BRT 2010

Enio Marconcini # www.Enio.Pro.Br escreveu:

> [...]
> aparece as conexções dos ips 10.1.1.X vinda dos clientes, nada de nat... é
> claro, o server com banco de dados sabe como alcançar a rede 10.1.1.X
>
> voltando pro lado do squidão, vi um amigo fazer uns testes com um cenário
> parecido, , ele tinha um server separado que era o proxy/cache, usando linux
> em ambos, lembro que ele usou o iptables, nateou as conexões, e chegou o IP
> do gateway no servidor cache, e não o IP dos clientes.... neste caso a acl
> redes_liberadas dele teve que ser substituida apenas pelo IP do gateway,
> assim o squid aceitava conexões daquele ip

Enio,

O problema é que tenho DEZENAS de acl's por IP, etc... sem falar do
Dansguardian... o ip poderia até pode chegar errado no proxy, mas o
X_FORWARDFOR não! Se nessa variável estivesse correto, eu ativaria a
configuração de log's e acl's para usar xforwardfor, e não IP de
origem... o problema é que até essa variável está indo errado =(   (para
ver o xfowardfor -> http://pgl.yoyo.org/http/browser-headers.php)

Esse ambiente de IP único chegando ao squid pra mim não funciona... tem
que vir o ip correto.

Estou certo (e já li em vários lugares) que a forma recomendada de
trabalhar é separar serviços do firewall, por isso decidi fazer... hoje
meu servidor tem quase 20 serviços, tudo junto com o firewall, controle
de banda... etc... quando preciso fazer um reboot, derrubo quase 100
pessoas, ferro banco de dados, etc... quero diminuir esse risco!

Quando comecei a separar o proxy do gateway eu sabia que teria algumas
dificuldades (exatamente com isso), mas pensei que muitas pessoas da
comunidade teriam servidores instalados da MESMA FORMA... e que eu
encontraria ajuda sem muitos problemas... =(

Ou eu não estou sabendo passar o problema (não acredito ser o caso, tem
detalhes até demais =), ou realmente a galera instala tudo em um
servidor só! =(

Enfim, continuo aqui na batalha! Espero em breve dar a boa notícia pra
vocês! E dessa vez vou escrever um artigo COMPLETO, sobre como instalar
SQUID, Dansguardian, com Proxy Transparente e em servidores separados =)

Abraço,