[FUG-BR] Gnome 2.26.3 em português Brasil

Alan unipoarsbr em yahoo.com.br
Segunda Março 1 00:14:05 BRT 2010

----- Original Message -----
From: "Nilson" <nilson em forge.com.br>
To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
<freebsd em fug.com.br>
Sent: Wednesday, February 24, 2010 11:59 PM
Subject: Re: [FUG-BR] Gnome 2.26.3 em português Brasil

Em 24 de fevereiro de 2010 21:55, Alan <unipoarsbr em yahoo.com.br> escreveu:
> Não estou conseguindo fazer a pesquisa no histórico da lista para saber se
> isto já foi postado.
>
> Estou usando o Gnome 2.26.3 que vem junto com o
> FreeBSD8.0-Release-i386-DVD1
> no qual a instalação padrão fica em inglês.

Não, seria melhor se o Gnome fizesse o seu papel direito no FreeBSD
8.0-Release e colocasse o idioma corretamente sem precisar fazer alterações
em arquivos e vendo qual seria o melhor arquivo a ser configurado sem
alterar o resto do sistema para uma simples mudança de idioma. O problema é
que o GDM não encontra o arquivo locale.alias mesmo ele estando no sistema.
O meu interesse é divulgar o FreeBSD como Desktop e para isso o Gnome tem
que falar português Brasil com um simples clique no mouse já que estamos
falando de um ambiente gráfico.. ninguém precisa reinventar a roda hoje em
dia.
Este Gnome (2.26.3) do FreeBSD 8.0-Release está com alguns bugs..
sinceramente não sei como o negócio foi para o Release com este problema no
GDM.
O KDE nem se fala... larguei de mão por não ser estável neste release.
Mas o Gnome 2.26.3 em consumo de memória (90MB) e desempenho está muito bom
no FreBSD 8. Por isso ainda estou insistindo nele.. mas vou fazer uns testes
com o Gnome 2.28.
Fiz uma instalação mínima do FreeBSD 8.0-Release, depois instalei o Xorg e
alterei o PACKAGESITE para o Stable para instalar o Gnome 2.28 mas sempre dá
problema no servidor tanto o brasileiro como o o server do EUA e de outros
países com a instalação parando no meio do caminho.
Também vou fazer uns testes no XFCE4.

> A FAQ do Gnome FreeBSD só explica como colocar o GDM em outra lingua mas
> não
> explica como colocar Gnome em português. Bem que poderiam colocar esta
> informação pois tem muita gente perguntando nos fóruns fora do Brasil.
>
> 29. How do I get GDM to respect my locale settings?
> http://www.freebsd.org///gnome/docs/faq2.html#q29

O próprio handbook não aconselha a mexer no /etc/profile no quesito
internacioanalização. Seria melhor o /etc/login.conf criando uma regra para
o português Brasil alterando o idioma da conta do usuário ou alterando o
~/.profile e ~/.login.conf de cada usuário.
Alterando o /etc/profile somente com o GDM_LANG=pt_BR.ISO8859-1 já resolve o
problema.

> Esta informação está na documentação do GDM:
> 5.10. GDM User Session and Language Configuration
> http://library.gnome.org/admin/gdm/stable/configuration.html.en
>
> O arquivo ~/.dmrc [... bla bla edições de confs e mais bla bla bla...]

Infelizmente o Gnome 2.26.3 do FreBSD 8.0-Release está neste nível arcaico.
Não existe a opção de idioma no gnome-control-center... pelo menos olhei
todas as opções e não achei. Aliás o gnome-control-center está escondindo
sendo necessário chamá-lo pelo terminal ou habilitá-lo no gerenciador de
menus.. mas as mesmas opções podem ser encontradas em preferências.
Agora tudo seria mais fácil se o gdm_lang=pt_BR.ISO8859-1 funcionasse
corretamente no /etc/rc.conf. ... este procedimento quando colocado antes da
primeira tela de login do GDM habilita o GDM para o português Brasil e
coloca o Gnome em português Brasil também.. o problema é que nos testes que
eu fiz se eu colocar um nome de usuário inválido e uma senha inválida o GDM
simplesmente trava... parece loucura mas foi o que aconteceu aqui. Se o GDM
estiver sem a opção gdm_lang=pt_BR.ISO-8859-1 no /etc/rc.conf o procedimento
do login com usuário inválido não trava o GDM e informa que não foi possível
fazer o login.
O GDM somente cria o arquivo ~/.dmrc quando o usuário faz o login com
nenhuma opção gdm_lang ativada.
Tudo seria resolvido se o GDM achasse o arquivo de idiomas e apresentasse a
escolha na tela de login.. o problema é que a lista aparece em branco.. já
copiei o arquivo de idioma locale.dias para tudo o quanto é diretório mas o
problema não foi solucionado. No FreeBSD 6.1 funciona normal.
Até agora a opção mais segura que encontrei para habilitar o idioma
português Brasil no Gnome foi colocar GDM_LANG=pt_BR.ISO8859-1 no
/etc/profile. Assim o GDM fica com tela de login em inglês e não trava com
usuário inválido mas coloca o idioma do Gnome em português Brasil.
Além disso o usuário não consegue nem ao menos desligar o sistema ou
reiniciar através do botão dentro do Gnome.. abrir um terminal no ambiente
gráfico para
desligar ou reiniciar o sistema é pra lá de arcaico nos dias de hoje. O GDM
tem estas opções mas não funciona .. outro bug.

> Inclusive o "ç" começou a aparecer no lugar do "c" no gnome-terminal.
> Claro
> que o teclado (o meu é ABNT2) configurado adequadamente em Sistema ->

Com o gdm_lang=pt_BR.ISO8859-1 no /etc/profile funciona
perfeitamente sem precisar altarar mais nada.. o foco é alterar a menor
quantidade de arquivos.
Por exemplo, mexer no /etc/profile setando os locales poderia afetar um
usuário que precisasse de um outro locale devido a algum programa. Por isso
o handbook recomenda
alterar o /etc/login.conf ou o arquivo no diretório do usuário.
Se fosse apenas um usuário tudo bem.. mas imagina em uma máquina que terá
vários usuários e tendo que alterar cada pasta de usuário.

> Depois instalei o pacote binário do instant messenger Pidgin-2.6.2 via
> sysinstall ( #/usr/sbin/sysinstall ) e o mesmo já ficou com os menus em
> português Brasil.

O que eu falei era que após alterar o Gnome para o português Brasil então
todos os programas baseados no Gnome (no caso o Pidgin) passariam a ter a
interface do programa em português Brasil automaticamente (desde que tivesse
tradução para o programa). Isto foi um elogio.
Se eu alterar o idioma do Gnome para o inglês e fizer logout e logar
novamente então o Gnome estará em inglês assim como o Pidgin.

Quem dera.. o que tem de gente reclamando dos bugs deste Gnome 2.26.3 no
FreeBSD não é pouco.. encontrei outro bug no quesito segurança em montagem
de partições.
O usuário normal não está habilitado a montar partições windows-ntfs mas se
eu fizer login no gdm como root então todas as partições windows-ntfs são
montadas automaticamente. Faço logout de root e me logo no gdm com usuário
normal e as partições são montadas automaticamente para o usuário normal.
Isso dura até o usuário normal fazer logout, daí ele perde o direito de
montar partições.
Vou testar o Gnome 2.28 que dizem que está bem melhor.. estou baixando por
um gerenciador de downloads pois pelo pkg_add -r dá muito problema com o
servidor do FreeBSD.

---
Nilson Debatin