[FUG-BR] PF e core dos processadores

Davi Vercillo C. Garcia davivcgarcia em bsd.com.br
Segunda Março 8 21:50:36 BRT 2010

Fala pessoal,

2010/3/8 Gustavo De Nardin <gustavodn em gmail.com>:
> No meu entender, usar CARP só iria aumentar a carga na CPU...

Também concordo, já que com o CARP você vai ter um cluster de alta
disponibilidade, e não um de balanceamento de carga. Isso a não ser
que você implemente algo do tipo usando o CARP, que desconheço por ser
novo aqui... =P

> Pra mandar um processo ser executado numa CPU/core específica,
> pesquisem sobre CPU affinity... mas sem fazer benchmarks pra ter
> embasamento, é bem possível que piorem as coisas, fazendo
> manualmente...

Manter o processo do PF vinculado à um dos cores pode melhorar um
pouco sua performance já que ele se usufruiria sempre da mesma
hierarquia de caches, sem se preocupar com as inconsistências do mundo
multi-core. Mas fazer isso envolveria alguns testes práticos para
verificar se é válido o uso de CPU affinity.

Abraços,
--
Davi Vercillo C. Garcia
http://www.google.com/profiles/davivcgarcia

"Waste time in learning things that do not interest us, deprives us of
discovering interesting things."
- Carlos Drummond de Andrade