[FUG-BR] PF e core dos processadores

Francisco Cardoso fricardo em bsd.com.br
Quinta Março 11 14:23:03 BRT 2010

Em 7 de março de 2010 13:04, Anderson Alves de Albuquerque <
andersonaa em gmail.com> escreveu:

>  EU li que o PF utiliza apenas um core de um dos processadores. Isto eh
> 100%
> verdade? tem como obrigar ele utilizar todos os cores?
>

>  Caso não tenha como ele utilizar mais de um core ou mais de um
> processador,
> eu estava pensando em uma otimização para ter um melhor desempenho. É o
> seguinte:
>  Eu tenho o PF + NAT + SQUID+antivirus no squid. Teria como dizer para o
> squid utilizar o core 1 e o PF o core 2?

Acho que tem como fazer o contrário, que pode servir para você: o sistema
operacional confina certos processos a determinadas CPUs. Veja cpuset(1). Um
pequeno extrato da man page:

"
The cpuset command can be used to assign processor sets to processes, run
     commands constrained to a given set or list of processors, and query
     information about processor binding, sets, and available processors in
     the system.

     cpuset requires a target to modify or query.  The target may be specified
     as a command, process id, thread id, a cpuset id, an irq or a jail id.

" ...

Acredito que funcione pro que você quer. Agora nunca usei, com certeza
alguém da lista já fez isso e pode dar mais detalhes.

> --
> [], Anderson Alves de Albuquerque.

Atenciosamente,

Francisco Ricardo