[FUG-BR] Firewall Pró Ativo

Quinta Março 18 12:01:33 BRT 2010

Patrick Tracanelli escreveu:

> Gosto desse setup, junto a qualquer setup com Snort+SnortSam. Tambem
> gosto e aconselho o setup ossec+iptraf+activeresponse (mas esse tem q
> ser tunado o iptraf pra evitar problemas, depois de tunado fica fino).

Usei Snort+OSSEC durante um bom tempo (no início do OSSEC ajudei a
portar as regras de firewall do Linux para FreeBSD... versão IPFW...
depois fizeram em PF... e melhoraram minhas regras em IPFW que não
usavam tables).

Instalei também o BASE... ficou bem legal...

No meu caso, tive muitos problemas com falsos alertas... o snort gerava
um log alertando um cabeçalho com tamanho grande por exemplo... o ossec
lia o log, e já chamava o active-response, que bloqueava o IP... o
problema é que em 90% dos casos não era ataque... acabava bloqueando
clientes e me dando uma enorme dor de cabeça =)

Fui mexendo nos rules do snort, até que deixou de acontecer... depois
perdi o servidor (queimou), instalei o freebsd novo e não tive tempo de
voltar a brincar com Snort+OSSEC.

Me diverti muito conectando em freebsd de amigos, e rodando NMAP no
meu... em poucos segundos a conexão caía (era bloqueada)... ou até mesmo
rodando um nikto no servidor web... é bem legal!

--
Welkson Renny de Medeiros
Desenvolvimento / Gerência de Redes