[FUG-BR] Noatime + squid

Enio Marconcini eniorm em gmail.com
Sexta Março 26 08:16:59 BRT 2010

2010/3/25 Rodrigo de Oliveira Gomes <akada em uol.com.br>

> Pessoal,
>
> Boa noite!
>
> Estava lendo alguns tutoriais na net e até mesmo a wiki do squid. Todos
> informaram que é interessante adicionar a flag de "noatime"
> no /etc/fstab nos discos que fazem parte do cache do squid.
>
> Gostaria de entender no que realmente isso altera a performance.
>
> Obrigado,
>
> Atenciosamente,
>
> Rodrigo Gomes

além do noatime, se você usa partições separadas para o cache do squid, você
poderia ainda setar como noexec, por seguranção não deixa que nenhum arquivo
possa ser executado (mesmo com chmod +x) nesta partição..... só uma dica!

outra flag interessante (no caso de uma partição exclusiva para o squid) é
usar o async

o man mount diz:

 async All I/O to the file system should be done asynchronously.
                     This is a *dangerous flag to set*, since it does *not
guar-
                     antee that the file system structure* on the disk will
                     remain consistent.  For this reason, the async flag
                     should be used sparingly, and only when some data
recov-
                     ery mechanism is present.

com essa flag existirá um melhor desempenho pelos dados estarem sendo
gravados em modo assíncrono, porém não existe muita segurança, mas como
cache do squid não é tão importante para mim, se der um crash, aos poucos
com o uso de internet o cache vai se recompondo.

--
ENIO RODRIGO MARCONCINI
gtalk: eniorm em gmail.com

.: FreeBSD -:- OpenBSD -:-Slackware Linux :.
Have trouble with Windows - reboot!
Have trouble with Unix - be root!